Faça parte do nosso banco de dados     Acessar a Minha Conta

Rede Bionorte

Home >> Rede Bionorte

A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal – REDE BIONORTE, foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da portaria de nº 901 de 04 de dezembro de 2008, em parceria com as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia dos 9 estados da Amazônia Legal. Tem como objetivo integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento da bioindústria da Amazônia Legal.

A Rede é dirigida por um Conselho Diretor, composta por membros do MCTI, MDIC, MI, CONSECTI, CONFAP, Instituições de Ensino e Pesquisa, Setor Empresarial da Amazônia Legal, CNPq, FINEP, CAPES e FOPROP. É assessorada por um Comitê Científico, composto por representantes de todos estados da Amazônia Legal, comunidade científica e pelos Comitês Científicos Locais (Estaduais).

Principais Ações

1° Ação – Desenvolvimento de projetos de pesquisa no formato de Redes Interestaduais, nas áreas da biodiversidade, conservação e biotecnologia.

2° Ação – Em 2011 foi criado o Curso de Doutorado, visando a formação científica, técnica e cultural do pós-graduando, de forma a permitir contribuição original e criativa na área de pesquisa científica e tecnológica.

3° Ação – Criação de um bancos de dados sobre os bioprodutos da Amazônia e as pesquisas realizadas visando o uso sustentável da biodiversidade amazônica, a fim de disponibilizar as informações para planejamento das atividades científicas e empresariais.

FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos
FOPROP - Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa
ICTs – Instituições Científicas e Tecnológicas
MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
MI - Ministério da Integração Nacional
P&D&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CONFAP - Conselho Nacional da Fundações de Amparo à Pesquisa